Patrimônio Histórico

Igrejas, Congregações e Escolas

Clique nas fotos para ampliar.
Primeira Igreja Batista de Petrolina (PE), organizada em 1905, pelo missionário Zacharias Clay Taylor e reorganizada em 17/10/ 1947 pelo missionário Leslie L. Johnson. Na foto, o primeiro templo construído em 1963 pelo Pastor Valdemir Luiz.

REGISTRO do JORNAL BATISTA: 1905-VIAGEM A PETROLINA. ORGANIZAÇÃO DA IGREJA.

(Transcrição do Jornal Batista)

Saindo, acompanhado pelo irmão Constantino, pregamos no dia 25 de outubro em Plataforma. N'outro dia tomamos o trem da Bahia a San Francisco River Railway levando dois dias de viagem(...) Os irmãos nos receberam na estação de joazeiro, chegando a casa as 9 horas. Lá encontramos um salão especial, com bancos, púlpito, etc. Um bom numero de candidatos nos esperavam, 7 dos quais foram batizados no sábado, sendo outro batizado depois. As reuniões continuaram boas durante a semana, tendo pregado duas vezes em Joazeiro – uma vez na Câmara. Não tinha chovido havia quatro meses mas nessa noite vieram chuvas torrenciais. Continuava a chuva e nos seguiu nos outros lugares. Organizou-se a igreja com 22 membros, ficando os irmãos Góes e Mariano para dirigirem os cultos. Celebramos a Santa Ceia com grande satisfação dos irmãos ali, batizados há seis anos, sem nunca terem participado da ceia. Alguns saíram para o Acre, nos deixando saudades. O irmão Constantino atraiu a muitos tocando no órgão e lendo o Evangelho na letra dos cegos. (...)

Zacarias Taylor. Sábado 28 – 7 batismos. 28 de outubro a 5 de novembro de 1905. (OJB, de 30 de novembro de 1905, p.7.

Pesquisa realizada pelo historiador Pr. Francisco Bonato Pereira.
Templo atual da Primeira Igreja Batista de Petrolina, construído pelo Pastor Paulo Dantas.

Os primeiros pastores depois de sua reorganização em 1947 foram: João Joaquim da Silva; Emiliano Paiva; Davi lima; Filinto Costa; Andrelino Germano Costa; Eugênio Ghagas; Valdemir Luiz dos Santos e Carlos A. Pires.

Fonte: Araújo Emanuel Alírio. Celebrando o Senhor da Nossa História. Petrolina: Gráfica e Editora Franciscana, 2007, p. 42 -72.
Missionário Zacharias Clay Taylor. Segundo o historiador, Pastor Francisco Bonato P. da Silva, o missionário organizou a Primeira Igreja Batista de Petrolina em 1905.
1ª Igreja Evangélica Batista de Juazeiro (BA), organizada em onze de dezembro de 1911 pelo missionário Salomão Ginsburg.
Pastor Salomão Luiz Ginsburg, fundador da Primeira Igreja Batista de Juazeiro (BA) em 1911.

Fotopintura elaborada por Julio Santos. Acervo de Francisco Bonato Pereira.
Missionário Eurico Alfredo Nelson, cognominado o "Apóstolo da Amazônia", evangelizando o Centro e Norte do Estado do Piauí em 1908, 1909 e 1911. O missionário foi o fundador da Igreja Batista de Jerumenha em 1908 no cerrado piauiense. Como frutos do seu trabalho foram fundadas, posteriormente, as igrejas de Amarante e a de Floriano, no sertão do estado.

Clique aqui e conheça mais sobre a história de lutas e perseguições desse trabalho pioneiro.
Os missionários Adolfo João Terry e Lulie Terry, acompanhados por arrieiros em viagem evangelística no sertão piauiense. O missionário foi o fundador da Igreja Batista de Floriano, no sertão do Piauí, em 16 de maio de 1914.

Os membros fundadores da igreja foram:

Manoel Dias de Freitas; Maria Batista de Freitas; Célia de Freitas; Adelina B. da Cunha; Clotilde B. da Cunha; Maria L. C. Branco; Briolange Carvalho; Maria E. Costa; Umbelina Moreira; Emidio Francisco de A. Costa Teófilo Dantas de Sousa; Roque S. da Silva; Artur Dias de Freitas; Nicolau V. Sá e Emídio V. Soares.

Extraído do livro de:

Brito, Itamar Sousa. História dos Batistas no Piauí-1904-2004-Um Século de Lutas e Vitórias. Rio de Janeiro: JUERP, 2003, p.67, 71-72.
Igreja Evangélica Batista de Floriano (PI). O documentário sobre a história da igreja mostra uma das igrejas mais antigas do sertão nordestino, organizada em 16/05/1914 pelo missionário Adolfo João Terry. Destaca ainda, os batistas pioneiros, o trabalho de evangelização, a fundação da Escola Anexa Batista, o Instituto Bíblico de Floriano e o Seminário Teológico Batista do Nordeste.
Documentário sobre a história do Pastor Manoel Antonio de Freitas, sua origem, infância, juventude, vida familiar e ministerial. O Pastor Manoel foi pastor da Igreja Batista de Floriano durante 35 anos.

Documentários extraídos do site da igreja, batistasfloriano.org
Primeira Igreja Batista em Senhor do Bonfim-Ba. A igreja foi organizada em 15 de novembro de 1920.
O ano de 1917 marca o início da implantação do culto batista em Queimadas. Naquela época, um grupo de crentes (como eram chamados) passou a se reunir na casa da irmã Eliphia M. Alves, geralmente conhecida por Dona Pombinha, agente do correio e esposa do Sr. Propércio Alves. O grupo foi crescendo em número e ardor religioso a ponto de sentir necessidade de organizar uma congregação, o que foi feito oito anos mais tarde com a criação da Igreja Batista da Vila Bela de Santo Antônio das Queimadas, precisamente em 29 de novembro de 1925. No começo a igreja funcionava em casa comum. Foram seus membros fundadores: Eliphia M. Alves, Álvaro Laranjeiras, Jerônimo Dias, Maria Alves, Francisco F. de Lima, Austrialina Teixeira, Nivaldo Laranjeiras, Francina Alves, Diomira Oliveira, Ananias M. Souza, Josepha V. de Souza, Nonata Evangelista, Serapião da Silva, Enedina Simões, Maria Francisca da Silva, Amphilóphio Teixeira, Etélvia Simões

Foram os seguintes os primeiros pastores que doutrinaram em Queimadas: José Félix, Otonel Oliveira, João Soares da Rocha, Felinto Alves da Costa. O pastor atual (1914) é Carlos A. Duarte.
A igreja batista toma maior impulso com a chegada à Qeimadas das famílias de Maynard José de Souza e Pedro Dias. Foram criadas as igrejas de Jacobina, Itiúba e iniciada uma frente missonária em Conceição do Coité que tem atualmente a maior igreja batista da região sisaleira.
Primeira Igreja Batista em Queimadas-Ba. Fundada em 29 de novembro de 1925.

Fonte: Nonato Marques e Pr.Carlos Duarte.
Primeiro templo da 1ª Igreja Batista de Rio Branco (Arcoverde-PE), organizada em 24 de outubro de 1926 pelo Pastor José Alves Feitosa. Os seus membros fundadores foram: Abdias Ferreira dos Santos, Eliza Viana, Aristides Rodrigues, Manoel C. Araújo, Cicero Franklim Cordeiro, Severino Henriques Araújo, Tereza Araújo, Manoel de Lima, Ester de Lima, Emilia Pacheco, José Ferreira e Valério Pacheco.
Templo atual da Igreja Batista de Arcoverde (PE), construído pelo Pastor Israel Guerra.

Os primeiros pastores que lideraram a igreja foram:

José Alves Feitoza (1926-1927), Adolfo Lira Rego (1928-1934), José F. Neves (1935-1938), Silas Falcão (1938-1939), José V. de Freitas (1940-1941), Milton Nascimento (1942-1943), Gabino Brelaz (1944-1948), Josué Costa(1950-1952) e Israel Guerra (1952-2002).
Pastor José Alves Feitosa, fundador da Primeira Igreja Batista de Arcoverde (PE) em 1926.
Primeira Igreja Batista em Nossa Senhora das Dores (SE), organizada em 26/03/1933, com 28 membros, e dissolvida em 1936, por questões políticas. Nesse pequeno intervalo foi pastoreada pelo pioneiro, Pastor Tiago Lima. A igreja foi reorganizada com 30 membros, em 27/02/1938, pelo Pastor Albérico Alves de Souza.
O grupo inicial era composto por Messias Linhares, Euclides, Angelina, Eulina, Pedrinho, João Vasconcelos, Manoel Gomes, Cândida Maria, Tertuliano, José Gomes, Amunízia e Américo Batista. O templo atual foi inaugurado em 23/03/1960.
Extraído do livro de:
Natividade, Sandra Maria. A saga dos pioneiros batistas em Sergipe: 1913-2003. Aracajú: Gráfica Editora J. Andrade Ltda, 2007, p. 154-155.
Cemitério da Igreja Evangélica Batista de Nossa Senhora das Dores. Dentre muitas perseguições sofridas pelos crentes, o cemitério, que existe até os dias atuais, foi construído porque o padre não permitia o sepultamento dos crentes no cemitério da cidade.
Igreja Batista primitiva de Cabrobó (PE), organizada em 1935 pelo Pastor José Jacinto da Silva na localidade de Carreiro de Pedras.

Os primeiros pastores da igreja foram:
José Jacinto da Silva (1935 – 1936), Marcionilo F. de Carvalho (1936 – 1939), Jonathas Braga (1943 – 1946), Zacarias Campêlo (1946 – 1948), João Joaquim da Silva (1948 – 1954), João Camilo dos Santos (1954 – 1967), Cristalino Wanderley (1967 – 1970), João Camilo dos Santos (1970 – 1971), Américo V. dos Santos (1971 – 1973) e João Camilo dos Santos (1973 –1990).
Pastor José Jacinto, fundador da Primeira Igreja Batista de Cabrobó (PE) em 1935.
Templo atual da Igreja Batista em Salgueiro (PE), organizada em 24 de janeiro de 1937 pelo Pastor José Jacinto.
Primeira Igreja Batista em Barreiras, sertão da Bahia. A igreja foi organizada em 11 de abril de 1937.
Foto do interior do templo da Primeira Igreja Batista em Jacobina-Ba. A igreja foi organizada em 6 de setembro de 1942. A quantidade de pessoas crentes e não crentes no templo, mostra que os batistas seguem crescendo em Jacobina.

Os pastores da fundação até os dias de hoje foram: Pr. Manoel de A. Goes, Otoniel Andrade, .José L. de Albuquerque, Paulo José da S. Junior, Fileto de S. Barreto, Élcio L. de Melo, Eugênio R. Chagas, Eraldo B. dos Santos, Josué Costa, Isaías A. L. Filho, Evilásio R. Prado, Antonio N. Filho, Orlando O. Santos, Manoel P. de Souza, Ernesto S. da Silva, Noel S. da Costa, Geraldo S. Souza, Enoque B. da Silva, Adson de S. Pituba, Gelson C. Ramos, Reginaldo Alves, Antonio Nascimento ( dois períodos) e Silvio Lamêgo, pastor atual desde julho de 2017.

Fonte: Pr. Silvio Lamêgo
Foto do interior do templo da Primeira Igreja Batista de Mossoró, sertão do Rio Grande do Norte. A igreja foi organizada em 27 de fevereiro de 1944.

O número de crentes e não crentes na igreja, mostra que os batistas seguem crescendo em Mossoró.
Templo atual da Primeira Igreja Batista de Triunfo (PE), organizada em 13 de janeiro de 1946 pelo missionário Arnold E. Hayes. O projeto do novo templo já foi elaborado na gestão atual do Pastor Williames Zacarias.
Primeira Igreja Batista Regular de Juazeiro do Norte (CE), fundada pelo missionário Norte-americano, Edward Mclain em 1947.
Fonte: www.panoramio.com/photo/3512006
Templo da Igreja Batista de Barra, município de Flores (Pe), organizada em 02/01/1948 pelo missionário Arnold E. Hayes. Na foto, o pastor pioneiro Manoel Neto Leite e sua esposa Veronica Davi Leite. O templo foi inalgurado em 02/01/1951.
Igreja Batista em Gravatá (PB), distrito do município de São João do Rio do Peixe, sertão da Paraíba. A igreja foi organizada em 30/05/1948 pelo Pastor Gustavo Barbosa. O pastor atual, Ailton Rodrigues da Silva, filho e neto de pastor, reside no próprio distrito, dando continuidade ao trabalho, ampliando a igreja e fazendo um grande ministério.
Primeira Igreja Batista em Souza, sertão da Paraíba. A igreja foi organizada em 15/12/1948 pelo Pastor Francisco Benedito de Souza.
Igreja Batista Regular de Crato (CE). A igreja foi fundada em 1942 e organizada em 18/07/1948.
Primeira Igreja Batista de Cajazeiras (PB), fundada em 06/01/1948 pelo Pastor Gustavo Barbosa de Queiroz e sua esposa conhecida como Maria, a cantora. Antes da implantação oficial da igreja, o trabalho batista já era atuante em Cajazeiras pelo menos acerca de 10 anos na forma de congregação, que já na época de sua fundação o número de crentes chegava a 42. Não foi fácil a sua implantação tendo em vista a forte tradição reinante do catolicismo romano. As perseguições eram tantas que os comerciantes eram proibidos de vender gêneros alimentício aos protestantes; até o sepultamento deles passou a ser proibido no cemitério municipal.

O pastor atual, Ricardo Damasceno, está construindo um novo templo e ampliando o trabalho com a fundação de 4 congregações.

Fonte:www.artigonal.com/religiao-artigos/protestantismo-no-brasil-implantacao-da-primeira-igreja-batista-na-cidade-de-cajazeiras-1882-1938-1452067.html e pesquisa realizada por Ebis Dias.
Primeira Igreja Batista em Patos (PB), organizada em 21/12/1948 pelo Pastor Silas Alves Falcão.
Templo atual da Igreja Batista Betel em Juazeiro-Ba, organizada em 1949.
Na foto o pastor João Viana Santos (in memoriam).
A Igreja Batista de Bodocó foi organizada em 5 de setembro de 1951, por recomendação do Concilio composto do missionário Leslie Leonidas Johnson, pastor das IB de Triunfo, da Barra e de Tupanaci (presidente), pastor Andrelino Germano Costa, pastor da IB Serra Talhada e evangelista do campo (secretário), pastor Antonio Barbosa, pastor da IB Salgueiro e o diácono Manoel Rios. Lida a declaração de fé dos batistas e o Pacto das Igrejas Batistas os 28 membros da Igreja de Salgueiro decidiram se organizar em Igreja com o nome de Igreja Batista em Bodocó. Veja mais
Primeira Igreja Batista em Currais Novos (RN). A igreja foi organizada em 1951 pelo Pastor Silas Falcão. Em 1951 a Junta Batista entregou o trabalho batista de Currais Novos ao irmão José Ferreira de Lemos que pediu ajuda ao seu pastor em Campina Grande, Pr. Silas Falcão. O templo da foto foi construído pelo Pastor Luiz Cipriano Rangel em 1953.

Pesquisa realizada por Melquisedeque Cipriano Rangel e Sandra Natividade.
1ª Igreja Batista de Paulo Afonso (BA), organizada pelo Pastor Valdívio de Oliveira Coelho em 1952. João Nunes de Oliveira o primeiro crente da cidade aparece na foto com o filho nos braços, bem como o Pastor da Igreja Antônio Abílio de Carvalho.
Templo atual da 1ª Igreja Batista de Paulo Afonso no Sertão baiano.
Primeira Igreja Batista em Bom Jesus da Lapa-Ba. A igreja foi organizada em 21 de fevereiro de 1954 pelo pastor Benvenuto Ribeiro de saudosa memória.
Igreja Batista em Nossa Senhora da Glória (SE), organizada em 19 de outubro de 1954, com 17 membros. O Concílio foi presidido pelo Pastor Hildebrando Tarquínio da Silva.
A igreja foi liderada inicialmente pelo evangelista Nelson Bonaparte seqüenciado pelos missionários Donald B. McCoy, Edward Trott, Darell Cruse; Pastor Gerval de Oliveira Pereira e Joseilton Feitosa Santos.
Extraído do livro de:
Natividade, Sandra Maria. A saga dos pioneiros batistas em Sergipe: 1913-2003. Aracajú: Gráfica Editora J. Andrade Ltda, 2007, p. 165.
Igreja Batista em Pedra Branca, distrito de Curaçá no Sertão baiano, organizada em 1956 pelo Pastor João Camilo, que a pastoreou e construiu o seu templo.
Primeira Igreja Batista de Sobral - Ce. Igreja organizada em 18/ 12/ 1956 pelo pastor Luiz Gonzaga.
Templo da Primeira Igreja Batista de Cabrobó (PE), construído em 1958 pelo Pastor João Camilo no período de três meses, em regime de mutirão. A planta foi elaborada pelo Pastor Marcionilo Carvalho.
Templo atual da Igreja Batista em Serra Talhada (PE). O templo foi construído e inaugurado em 1968, pelo Pastor Bento Teodoro da Silva. A congregação em Vila Bela (Serra Talhada),foi organizada pelo Pastor José Jacinto em 1934. A igreja também foi organizada por ele em 08/12/1937, com 18 membros, dentre eles os irmãos: Floro José de Souza, Mizael Fernandes de Araújo, David Jurubeba, Margarida, João Gomes de Souza Jurubeba, Floriza Alves de Souza Jurubeba, Luiz de Souza Nogueira e Auta Gomes de Sá.

Os primeiros pastores que lideraram a igreja foram: José Jacinto da Silva (1937-1938); Marcionilo F.de Carvalho (1938-1944); Leslie L. Johnson (1944-1946); Arnauld E. Hayes (1946-1947); Leslie L. Johnson (1948-1951); Andrelino G. da Costa; (1950-1952); Luiz D. Coelho (1953-1954); Antonio G. Barbosa (1954-1958); Vicente Gomes da Silva (1960-1961); Jedir R. da Silva ( 1961-1964); Bento T. da Silva (1964-1974); José Claudio N. de Carvalho (1978-1980).

Extraído do livro de:

Gomes, Aparecida M. A. Cavalcanti. Tempo de Celebrar. Serra Talhada: Gráfica Ponto Final, 2007, p. 49-65.
1ª Igreja Batista em Ibó, distrito de Abaré no Sertão baiano, organizada e pastoreada pelo Pastor João Camilo, que construiu o seu templo em 1960.
Templo atual da Primeira Igreja Batista em Ibó (Ba).
Primeira Igreja Batista de Oeiras, no sertão do Piauí, organizada em 27/12/1964 pelo Pastor americano Roberto Félson Tillotson.

Extraído do site: www.terrapiaui.com
Templo atual da Primeira Igreja Batista de Oeiras (PI).

Extraído do site: www.terrapiaui.com
1ª Igreja Batista de Lagoa Grande (PE), organizada pelo Pastor Valdemir Luiz, que construiu seu templo em 1965.
Igreja Batista de Pau dos Ferros (RN), organizada em 24/10/1965 pelo missionário do campo, Lowel Carmen Sehoshler. O seu primeiro pastor, também fundador, foi Diomédio Alves da Silva.
Fonte: www.Ibpaudosferros.org.br
Primeira Igreja Batista em Santana do Ipanema-Al. A igreja foi organizada em 14 de abril de 1964 pelo pastor Angelico Gomes da Silva.
1ª Igreja Batista de Venturosa (PE), organizada pelo Pastor Israel Guerra em 28/12/1965. O seu templo, também foi construído pelo pastor.
Templo da Primeira Igreja Batista em Limoeiro do Norte-Ce. A igreja foi organizada em 17 de fevereiro de 1966 pelo pastor José Francisco de Moraes.
Templo da Igreja Batista da Boa Vista em Arcoverde (PE), organizada em 15/05/1966 pelo Pastor Israel Guerra e pelo Pastor Amaro Alves de Lima.
Templo da Primeira Igreja Batista em Irecê-Ba. A igreja do sertão baiano foi organizada em 09 de fevereiro de 1967.
Templo da 1ª Igreja Batista de Juazeiro (BA), atual Batista Central, construído no período de 1968 a 1973 pelo Pastor Valdemir Luiz.
Igreja Batista Fundamentalista em Currais Novos (RN). A igreja batista regular foi fundada em março de 1972 pelo missionário Benjamin Petterson.
Igreja Batista em Belém do São Francisco, organizada pelo Pastor João Camilo em 31/12/1972. O terreno para construção do seu templo foi comprado no seu pastorado.
Igreja Batista em Sobradinho (BA), organizada pelo Pastor Valdemir Luiz, que construiu seu templo em 1972.
Primeira Igreja Batista de Delmiro Gouveia, sertão de Alagoas. A igreja foi organizada em 04 de dezembro de 1976 pelo Pastor José Ribamar.
Igreja Batista Betânia em Exu (PE). A igreja foi organizada em 30/09/1978. Os dois terrenos para a construção da igreja foram doados por luiz Gonzaga (o Rei do Baião) e sua esposa Helena Gonzaga.
Os batistas também chegaram a Poço Redondo com as boas novas do Evangelho de Jesus Cristo. O município do sertão sergipano é famoso por ser o local onde Lampião, Maria Bonita e a maioria dos cangaceiros foram mortos pela policia.

A igreja foi organizada em 15 de dezembro de 1982. O Concílio organizacional foi presidido pelo pastor Luiz Romualdo Barbosa. Ela foi organizada com 12 membros mais cresce a cada dia. Mantém as organizações que congregam crianças e adultos, o Coral Anjos do Sertão, Grupo de Coreografia, 2 pontos de pregação na casa de membros nos Povoados lagoa de Areias e assentamento Emendados. A igreja recebeu inicialmente o nome de Igreja Batista Sião, posteriormente Poço Redondo, voltando em seguida a designação primeira, ou seja, Igreja Batista Sião. Alguns líderes dessa igreja foram: pr. Adalberto Gomes, pr. Rosalino Campos Assunção, pr. Gamaliel N. de Oliveira, pr. Airton Vieira Lima, pr, Valdeney C. Santana e as missionárias, Rosa C. dos Santos e Laudicéia Mirandola. Atualmente lidera a igreja o evangelista Ezequiel dos Anjos.

Pesquisa realizada no livro de:
Natividade, Sandra Maria. A luz brilhou na terra dos Cajueiros:
panorama histórico dos Batistas em Sergipe 1913-2013/Sandra
Maria Natividade, Maria de Lourdes Porfírio R.T. Anjos-Aracaju:
Edição do Autor: 2013. 360p.: il.p. 90 a 92.
Primeira Igreja Batista de Ribeira do Pombal (BA), organizada em 23/09/1982 pelo Pastor João Rodrigues de Freitas. O pastor João Rodrigues foi encaminhado ao magistério pela Igreja Batista de Cabrobó, sertão de Pernambuco, na época liderada pelo pastor João Camilo dos Santos. Na foto, observa-se por traz da igreja antiga, a construção de um grande novo templo.
A visão missionária da Igreja Batista Brasileira deu origem a essa Igreja em Porto da Folha (SE), organizada em 16/12/1982, com 11 membros. O Concílio organizacional foi presidido pelo pastor José Heleno da Silva e os pastores que lideraram a igreja foram: Raimundo Leandro Neto, Raimundo de Souza, Luiz Romualdo Barbosa, interino; José Heleno da Silva, interino; Valdemar Alves de Araújo Filho, interino; missionária Emília Vieira Santos; evangelistas: Marcos Tenisson Bonfim Cabral, Marivaldo Q. da Silva, Valdeney C. Santana e pastor Joel Barros de Oliveira (atual). Realiza trabalhos de evangelização em 21 povoados, mantém 3 congregações e abriga o Projeto de Evangelização (PEPE), com 33 crianças de 3 a 6 anos de não membros.

Extraído do livro de:
Natividade, Sandra Maria. A luz brilhou na terra dos Cajueiros:
panorama histórico dos Batistas em Sergipe 1913-2013/Sandra
Maria Natividade, Maria de Lourdes Porfírio R.T. Anjos-Aracaju:
Edição do Autor: 2013. 360p.: il.p. 92-93.
Igreja Batista da Convenção em Caicó (RN). A igreja do sertão Norteriograndense, foi organizada pelo Pastor Ezequias Cerqueira dos Santos em 18/02/1983.
Igreja Batista Regular em Caicó (RN).
Novo templo da Primeira Igreja Batista em Currais Novos (RN). A igreja foi reorganizada em 14/04/1984 pelas missionárias, Noêmia B. Marques e Ézia Lousado. A construção do templo foi iniciada pelas missionárias Noemia Marques e Elenice Simão e concluída pelo Pastor Josias Silvério.
Primeira Igreja Batista de São José da Tapera. A igreja é fruto do trabalho desenvolvido pela Convenção Batista Brasileira em 1984. Quando a missionária pioneira Genilda se aposentou, a PIB do Tabuleiro assumiu e ajuda a igreja até os dias de hoje.
Templo da Primeira Igreja Batista em Olho D´Água das Flores. O trabalho foi iniciado por Missões Nacionais através do movimento de evangelização denominado Trans Alagoas em 1984.
Primeira Igreja Batista em Pão de Açúcar-Al. A igreja foi organizada em 13/05/1984 pelo Pr. José Feitosa. O templo encontra-se em reforma pelo pastor Gelson Jatobá que desenvolve no município um grande ministério em prol do reino de Deus.

Nos idos de 1983 o diácono Gerson Pinto aceitou o convite do Pr. Boyd O´Neal para desbravar Pão de Açúcar no momento em que Missões Nacionais enviaram o Pr. Feitosa como seu missionário para Alagoas. A grande dificuldade para o inicio das atividades evangelísticas no município eram decorrente da intransigência do pároco local em não permitir que fosse alugada casa aos evangélicos naquela cidade, sob ameaça de ex-comunhão. Graças as ações realizadas junto ao prefeito pelo Pr. Israel Pimentel, o diácono Gerson Pinto e o agrônomo Rousseau Campos, chefe do escritório da Emater, o problema foi ontornado e uma casa foi alugada para inicio do trabalho com uma série de conferências que resultou em dezoito conversões. Afonso, membro do conjunto musical da cidade e posteriormente, José Braz, Gilmar Ramos e Givaldo, todos membros do conjunto, foram convertidos. Em 13/05/84 organizou-se a igreja e foi edificado o seu templo com os esforços do miss. Boyd O´Neal.

A congregação da igreja de Pão de açúcar, demonstra o crescimento da igreja e o incansável trabalho do Pr. Gelson e dos seus membros.
Igreja Batista da Convenção em Crato (CE). A igreja foi organizada em 23/03/1986. O seu templo foi reformado pelo Pastor Samuel Macedo.
Primeira Igreja Batista de Uauá (BA), organizada em 04/01/1988 pelo Pastor Nilson Oliveira da Silva. A igreja foi reorganizada em 08/07/2009 pelo pastor Hamilton, atual, que vem promovendo o seu crescimento.
Congregação Batista em Riacho do Mato, Abaré (BA), organizada e construída em 1990 pelo Pastor João Camilo. Na foto, os fundadores: Ariston Simões de Paiva, sua esposa Maria Nunes de Paiva e sua filha Adília Nunes de Paiva.
Primeira Igreja Batista em Quixadá, sertão do Ceará. A igreja foi fundada pela missionária Gedalva Ferreira de Sousa em 16 de fevereiro de 1991.
Primeira Igreja Batista de Floresta, sertão de Pernambuco, fruto do trabalho desenvolvido pelo Pastor João Camilo nas décadas de 50, 60 e 70. A igreja foi organizada em março de 1996 pelo Pastor José Zuca Alves. Os batistas pioneiros desse trabalho foram as irmãs: Leal, Jovelina e Toinha.
Igreja Batista em Quexaramobim. A igreja foi organizada em 29 de janeiro de 2000.

Tudo começou em 1980, no mês de setembro, a cidade de Quixeramobim recebeu a visita de uma comissão de pastores e missionários da Convenção Batista Cearense. Essa comissão liderada pelo ir. Silvio (em memória) tinha o objetivo de abrir um trabalho batista na cidade, estabelecendo uma congregação da Primeira Igreja Batista de Fortaleza. O primeiro ponto de pregação foi uma casa alugada onde foram realizados os primeiros cultos. Não demorou muito e os primeiros frutos começaram a aparecer. No ano de 1981 foram realizados os primeiros batismos. Dentre os batizados, estava a irmã Rita Cardoso, (em memória) a irmã Ritinha como era conhecida, uma das pioneiras dos batistas em Quixeramobim. Por muito tempo o trabalho foi dirigido pelo irmão Assis (em memória) que vinha de Fortaleza a cada quinze dias. Além da grande contribuição dela, vale ressaltar também a ajuda de duas grandes missionárias: Gedalva Pereira e Leocídia, N. de Jesus que trabalhavam na cidade de Quixadá. No ano de 1984, graças ao trabalho das missionárias, a junta de Missões Nacionais a Quixeramobim a missionária Rute Martins que permaneceu apenas um ano devido a sua transferência para Missões Mundiais. Com o crescimento constante do trabalho, comprou-se um terreno para construção de um templo. Em 1991 com a chegada do primeiro pastor Vanderlly Vitoriano e sua esposa, miss. Auricélia o trabalho foi ainda mas fortalecido e inovado com a membrezia chegando a casa dos 70 membros. No seu ministério foi erguido o primeiro templo com a ajuda de um grupo de irmãos americanos do estado de Arkansas. Posteriormente, com a saída do pr. Vando em 1994, assume interinamente o evangelista Enox S. Dantas que permanece cerca de 8 anos, estabelecendo novas subcongregações em Queto II, Oiticica e Parada Mil. Foi também no seu ministério que foi implantado o modelo de Nucleos de estudo e oração que permanece até hoje, além do diácono de congregação, com o irmão Carlos A. T. Barros. Com o crescimento do trabalho em 29 de janeiro de 2000, a então congregação da PIB de Fortaleza , desmembra-se e se torna a IGREJA BATISTA EM QUIXERAMOBIM. Embora não sendo pastor, a igreja concedeu ao evangelista Enox Dantas todas as prerrogativas de um pastor.

Fonte: Nossa história. Pr. Elmo Machado.
Igreja Batista em Canindé do São Francisco (SE). Organizada pela Igreja Batista Sião, Poço Redondo (SE), em 18 de dezembro de 2004, com 44 membros. O Concílio que a organizou foi presidido pelo pastor Pedro Alexandre Alves . A PIB em Canindé ficou sob liderança da missionária Rosa Costa dos Santos até 14 de Janeiro de 2005, quando tomou posse o pastor Ederson Pereira Lents.
A igreja conta com 3 congregações.

Extraído do livro de:
Natividade, Sandra Maria. A luz brilhou na terra dos Cajueiros:
panorama histórico dos Batistas em Sergipe 1913-2013/Sandra
Maria Natividade, Maria de Lourdes Porfírio R.T. Anjos-Aracaju:
Edição do Autor: 2013. 360p.: il.p. 118.
A Primeira Igreja Batista em Carira (SE) foi organizada pela PIB de Aracaju em 12 de novembro de 2011, com 36 membros. O Concílio que a organizou foi presidido pelo pastor Paulo Sérgio dos Santos. A primeira diretoria empossada teve como presidente o pastor Leonardo Santos de Alcântara.

Extraído do livro de:
Natividade, Sandra Maria. A luz brilhou na terra dos Cajueiros:
panorama histórico dos Batistas em Sergipe 1913-2013/Sandra Maria Natividade, Maria de Lourdes Porfírio R.T. Edição do Autor: 2013. 360p.: il.p. 143.
Ginásio (e depois Colégio Onze de Setembro), fundado em 1959 pelo Pastor Israel Guerra em Arcoverde (PE).
Escola Batista Zilda Cavalcanti de Sá, fundada e construída pelo Pastor João Camilo em Cabrobó (PE).
Instituto Batista, fundado e construído pelo Pastor João Camilo em Cabrobó (PE) para alfabetização de adultos. O Instituto foi fundado em 1959. Sua professora era Maria Irene Cavalcanti de Sá.
Instituto Batista Gerarld B. Serigth da IB de Serra Talhada, fundado pelo Pastor Antonio G. Barbosa durante o seu pastorado de 1954 a 1958. O Instituto era dirigido pela professora Maria dos Anjos.

Extraído do livro de:
Gomes, Aparecida Maria Alvino Cavalcanti. Tempo de Celebrar. Serra Talhada: Gráfica Ponto Final, 2007. p. 148.
Escola Bíblica de Serra Verde em Triunfo (PE). Turma de 1956. Veja mais
Colégio Batista do Cariri. Os batistas têm colaborado na educação em Juazeiro do Norte (CE) desde o ano de 1945, com a criação da Escola Primária Batista pelo missionário Edward McLaim. A Escola Primária resultou no Ginásio Batista do Cariri, instituição que contribuiu enormemente, ao longo desses anos, para elevação do nível cultural da região e para manutenção de princípios morais embasados na doutrina bíblica. A história do Colégio Batista do Cariri se confunde diretamente com a história da Primeira Igreja Batista Regular de Juazeiro do Norte, sua mantenedora.
Desenvolvido por   LeoMiranda.com