Igreja Batista de Bodocó

A Igreja Batista de Bodocó foi organizada em 5 de setembro de 1951, por recomendação do Concilio composto do missionário Leslie Leonidas Johnson, pastor das IB de Triunfo, da Barra e de Tupanaci (presidente), pastor Andrelino Germano Costa, pastor da IB Serra Talhada e evangelista do campo (secretário), pastor Antonio Barbosa, pastor da IB Salgueiro e o diácono Manoel Rios. Lida a declaração de fé dos batistas e o Pacto das Igrejas Batistas os 28 membros da Igreja de Salgueiro decidiram se organizar em Igreja com o nome de Igreja Batista em Bodocó.

A origem. O trabalho batista em Bodocó teve inicio com a chegada da missionária Ester Ribas e com a conversão do irmão Jorge Calixto de Alencar em 1947.

Jorge Calixto de Alencar era um cristão de longos anos, com sua crença firmada nas doutrinas bíblicas adotadas pelos batistas, mas sem ter qualquer contato com igreja batista. Homem de grande influencia em Bodocó e nos seus arredores, integrante da família sertaneja dos Alencar, que povoam o Sertão do Araripe e que deu lideres e escritores nacionais, como o senador Jose Martiniano de Alencar, o escritor Jose Martiniano de Alencar (filho do primeiro), os heróis da Revolução de 1817, Leonel Pereira de Alencar e Jose Martiniano de Alencar.
           
A professora missionária Ester Ribas foi enviada para a cidade de Bodocó (1947), sendo recebida pelo irmão Sr. Jorge Calixto de Alencar e familia. O irmão Jorge é um batista de longos anos, dispondo de larga influencia pelo seu saber e pela sua posição, mas nunca esteve filiado a uma igreja batista. Contava-se então, apenas com a recém chegada professora e com a propaganda que o irmão Jorge começara a fazer, desde que fora informado da escolha e da ida da missionária Ester Ribas.
           
A chegada da nova professora numa região carente de ensino e educação atraiu muitos alunos, inclusive de outras escolas, obrigando a professora Ester a recusar alguns alunos, por serem muitos os que se candidataram a alunos da sua escola.

Pesquisa realizada pelo Historiador, Pr. Francisco Bonato Pereira

Desenvolvido por   LeoMiranda.com