Pastor Manoel Neto

Manoel Neto Leite nasceu no Sítio Barra, município de Flores (PE), no dia 20 de janeiro de 1932. Em 1942, aceitou o evangelho e aos doze anos de idade foi batizado pelo Missionário Leslie L. Johnson nas águas do Rio Pajeú.

Como membro da Igreja Batista da Barra, Distrito de Flores (PE), trabalhou na roça até 1953, quando então resolveu estudar em Triunfo (PE), na Escola Bíblica de Serra Verde. Durante os anos de 1954 a 1956, estudou na Escola Bíblica e logo em seguida foi trabalhar como evangelista em Cachoeira Mina na Paraiba e na congregação de Flores, viajando de caminhão de feira e de burro para pregar o evangelho em várias localidades como Sítio dos Nunes, Custódia e São Caetano do Navio em Pernambuco.

Em 1957, foi estudar no Colégio Americano Batista em Recife, trabalhando como evangelista das igrejas de Campo Grande e da segunda de Casa Amarela.

No final de 1957 foi convidado para trabalhar como evangelista em Salgueiro no Sertão de Pernambuco, trabalhando ainda em Verdejante, Parnamerim e Bodocó no Sertão do Estado. Manoel Neto casou-se com Veronica Davi Leite, sua fiel escudeira que lhe deu quatro filhos.

Em 1958, Pastor João Camilo de Cabrobó (PE), convidou-o para ajudar naquela região do Sertão de Pernambuco. Durante quatro anos, andando a pé de canoa e de jumento, enfrentando todos os perigos e perseguições este destemido obreiro, pregou o evangelho em Cabrobó, Orocó, Carreiro de Pedras e Bananeiras em Pernambuco, além de Pedra Branca e Ibó na Bahia. Muitas foram as perseguições. Certa vez, quando pregava em Orocó, um bêbado, dizendo que ia beber o sangue de um crente, atacou-o no púlpito em plena pregação com uma faca. Deus, no entanto estava presente e nada lhe aconteceu.

Em 1962, foi transferido de Cabrobó para Flores, onde continuou com o seu trabalho pioneiro até 1969.

Convidado para trabalhar em Triunfo (PE), pastoreou a sua igreja de 1969 a 1985, sendo consagrado pastor em 1981 e aposentado em 1985.

Pastor Manoel Neto, encontra-se atualmente em Barra, onde nasceu, ajudando à sua igreja.

Trabalho Missionário

Clique nas fotos para ampliar.
Igreja Batista de Salgueiro no Sertão de Pernambuco, onde o destemido pioneiro Manoel Neto trabalhou como evangelista em 1957.
Igreja Batista em Cabrobó (PE), onde Manoel Neto e o Pastor João Camilo, realizaram um grande trabalho missionário.
Igreja Batista de Carreiro de Pedras no interior de Cabrobó (PE), igreja histórica do Sertão, onde o então evangelista Manoel Neto trabalhou juntamente com o Pastor João Camilo.
Igreja Batista de Barra, Distrito de Flores (PE), onde Manoel Neto trabalhou como evangelista.
Igreja Batista de Triunfo (PE). Igreja que consagrou Manoel Neto como pastor e onde o pioneiro realizou um grande trabalho missionário durante dezesseis anos.
Desenvolvido por   LeoMiranda.com