Pastor Adolfo João Terry

O missionário Adolfo João Terry nasceu em 5 de julho de 1883 em Evergrenn, LA.nos Estados Unidos. Em julho de 1911, casou-se com Lulie Sparkman e no inicio de 1912 o casal foi nomeado pela Junta de Richmond como missionário daquela Junta no Brasil. Após um ano de estudos da língua portuguesa em Recife(PE), o casal passou a servir no Piauí, com sede em Teresina.

Quando chegou a Teresina, em 1913, havia em todo o estado apenas duas igrejas batistas, uma em Corrente e outra em Jerumenha, separadas 800 km, constituindo o trabalho missionário um grande desafio. O casal Terry residiu em Teresina, no período de 1913-1920. Nesse período, dentre as inúmeras viagens de evangelização, faz, em companhia de Teófilo Dantas, uma visita a Floriano no sertão piauiense, em maio de 1914. E, após realizar trabalho evangelístico e efetuar batismo de quatro novos irmãos, decide organizar a Igreja Evangélica Batista de Floriano, a segunda por ele organizada em território piauiense, sendo a primeira a de Missão do Aroazes. A igreja foi organizada no dia 16 de maio de 1914 com quinze membros, sendo onze membros da igreja de Jerumenha e quatro novos crentes batizados por Terry.  A igreja ficou sob a direção do Vice-Moderador Manoel Dias de Freitas, sendo periodicamente, visitada pelo missionário A. J. Terry que, administrava as ordenanças: batismo e ceia.

A igreja cresceu em número de membros e em trabalhos evangelísticos na região, a exemplo dos realizados em Oeiras, antiga capital do Piauí, no sertão do estado. O desenvolvimento do trabalho despertou a atenção do clero romano e, em junho de 1917, a igreja sofre grande perseguição por ocasião da visita do Bispo Otaviano Melo à cidade. Então instalada numa casa alugada, a igreja sofreu apedrejamento quando estava reunida cultuando a Deus. As portas do salão de cultos foram fechadas e quebradas a pedradas. O teto também foi danificado, com muitas telhas quebradas e as pedras caíram dentro do salão.

Em 1917, a Igreja Batista de Jerumenha, sob a direção do missionário Adolfo Terry, organizou, nesse período de implantação do trabalho Batista no Piauí, a Igreja Batista de Solidão, hoje município de Landri Sales. A igreja de Solidão foi organizada em 07 de outubro de 1917 com 30 membros.

No ano de 1920, o missionário transferiu-se de Teresina para Corrente no sul do estado, onde se fixou. Em Corrente, fundou o Instituto Batista Industrial e foi o primeiro Pastor efetivo da Igreja de Corrente. É de destacar-se, nesse difícil período de implantação do trabalho batista no sul do Piauí, o esforço, dedicação e coragem do incansável casal missionário A. J. Terry e Lulie Terry que, vencendo obstáculos, aparentemente intransponíveis, conseguiram manter acesso o ideal do Instituto Batista Industrial, tornando-o uma realidade, sem omitir o trabalho de evangelização da vasta região sob sua responsabilidade que incluía, além do Piauí, parte dos estados de Goiás e Maranhão.
Em 1931, enfrentando problemas de saúde, o missionário A. J. Terry transferiu-se para Recife permanecendo ali até 1935, quando se transfere para o Rio de Janeiro. A partir de 1936, o casal Terry passou a servir em Vitória, Espírito Santo, seu último campo de atividade, no Brasil. O casal teve dois filhos, ambos criados no Brasil, país que adotaram como sua segunda pátria.

Em 22 de julho de 1945, o missionário A. J. Terry faleceu em New Orleans, nos Estados Unidos.Com o falecimento do missionário, a viúva retornou ao Brasil, tendo exercido o magistério na Escola de Trabalhadoras Cristãs em Recife, até sua aposentadoria, como missionária no Brasil por 45 anos.

Biografia baseada no livro de Itamar Sousa Brito. História dos Batistas no Piauí-1904-2004-Um Século de Lutas e Vitórias. Rio de Janeiro: JUERP, 2003, 304p.

Texto: Ebis

Desenvolvido por   LeoMiranda.com