Pastor Roberto Félson TIllotson
O Pastor americano Roberto Félson TIllotson e sua esposa a missionária Margareth Félson da Missão Batista Conservadora, chegaram ao Brasil em São Luiz do Maranhão, no dia 16/07/1946, onde ficaram aprendendo o nosso idioma e adaptando-se aos nossos costumes. Foram para Floriano (PI) no ano seguinte, onde iniciaram seus primeiros trabalhos de evangelização, seguindo para visitar Oeiras (PI) em 1947. Em dezembro do mesmo ano o casal mudou-se definitivamente para Oeiras, cidade do sertão piauiense.
O desafio era grande, mas a convicção do “IDE E PREGAI O EVANGELHO”, no coração deles eram maiores do que qualquer desafio. Dr. Roberto andava em uma caminhonete Willys fechada, equipada com som e dois auto-falantes.
A noite parava seu carro todo iluminado em uma das praças de Oeiras, a praça da U.E. Costa Alvarenga, com músicas evangélicas e logo juntavam os curiosos. O primeiro culto oficial com alguns crentes, fruto do evangelismo pessoal do Pastor Roberto, dentre eles o irmão Antonio Carlos Valentim, foi realizado nessa praça onde houve resistência violenta por parte das autoridades religiosa da cidade. Em meio a chuvas de pedras, o Pastor foi atingido por uma delas. O povo que ali assistia o culto se revoltou reprovou aquela atitude. Mas nem mesmo em tão grandes perseguições morreram ou desanimaram de continuar a falar de Jesus. Com muita dificuldade e depois de alguns anos o Pastor comprou a casa do tabelião Manoel Antonio e naquele espaço, além de residir, instalou também o templo da PIB. As reações contrárias não pararam, o líder religioso da cidade usava um sistema abrangente de som para atrapalhar os cultos que o Pastor ali ministrava.
Com muitas dificuldades e criticas a igreja adquiriu um terreno no meio do mato e ali construíram o templo da PIB em Oeiras, onde foi lançada a pedra fundamental e inaugurada a sede provisória. Em 1974 o Pr. Roberto passou o cajado para o Pr. Pedro. O casal também cooperou com o trabalho de Picos, no sertão piauiense, destacando-se pelo amor manifestado aos humildes e pela hospitalidade que dispensava a todos.
Biografia baseada nas informações do site, www.terrapiaui.com e no livro de Itamar Sousa Brito. História dos Batistas no Piauí-1904-2004 – Um Século de Lutas e Vitórias. Rio de Janeiro: JUERP, 2003 p.181.