Pastor Amaro Alves de Lima
Amaro Alves de Lima nasceu em 19 de março de 1920, na cidade de Vertentes-Pe.
Em 3 de maio de 1947, casou-se com Josefa Maria do Carmo Lima, que lhe deu 4 filhos: Samuel, Uirapuru, Uirapuan e Ubirajara.
Como seminarista, de 1955 a 1957, trabalhou nas igrejas batistas dos municípios do Sertão e do Agreste do Estado de Pernambuco: Sertânia, Arcoverde, Santa Cruz do Capibaribe, Pesqueira, Venturosa e Pedra, além de congregações nas localidades de Poço das Ovelhas, Barracas, Gentio e Riachão nos municípios de Pedra (PE) e Venturosa (PE).
Em 28 de janeiro de 1957, formou-se como Pastor Batista pelo Seminário Teológico Batista do Norte do Brasil.
Em 1957, logo após a sua formatura, foi pregar o evangelho nas regiões do Agreste e da Mata Norte do Estado, nos municípios de Timbaúba (PE) e São Vicente de Ferrer (PE). Em seguida, de 1960 a 1964, Pastor Amaro continuou o seu trabalho na região, exercendo o pastorado da Igreja Batista de Goiana (PE).
Em 1965, foi servir a Causa do Nosso Senhor Jesus Cristo em Arcoverde (PE), Sertão do Estado, como Pastor Auxiliar da Igreja Batista de Arcoverde. No mesmo ano, juntamente com o Pastor Titular da igreja, Israel Guerra, instalou a Congregação Batista da Boa Vista em Arcoverde (PE), assumindo o seu pastorado. Em 15 de maio de 1966, a Igreja Batista da Boa Vista foi organizada pelo Pastor Amaro e Pastor Israel, continuando com o seu pastorado.
No período em que esteve em Arcoverde (PE), esse incansável pioneiro enfrentou, com coragem e muita fé, os caminhos difíceis e perigosos do Sertão, sempre se deslocando de um lugar para outro, de moto. Nessa época, Ele pastoreava, também, a Igreja Batista em Venturosa (PE), a 1ª Igreja Batista em Paulo Afonso (BA) e a 1ª Igreja Batista em Arapiraca (AL). O Pastor Amaro era, ainda, professor no Colégio Onze de Setembro em Arcoverde, onde desenvolveu, com competência, suas qualidades de educador.
Em seguida, entre 1966 a 1977, foi Pastor da Igreja Nacional Batista e da 1ª Igreja Batista em Palmares (PE), procedendo à fusão das duas igrejas na 1ª igreja, organizando e pastoreando, também, a Igreja Batista da Boa esperança.
Na época em que esteve em Palmares (PE), um fato Inédito, naqueles tempos de perseguição aos crentes, aconteceu. O Pastor Amaro trabalhou em vários colégios católicos, sendo diretor e professor do Colégio Diocesano dos Palmares, professor do Colégio Nossa Senhora de Lourdes e professor do Colégio Maria Auxiliadora.
No período de 1977 a 2000, foi pastorear a Primeira Igreja em Paraíba do Sul no Rio de Janeiro, voltando para a Igreja Batista em Venturosa (PE), em 2000.
O Pastor Amaro encerrou o seu pastorado em 9 de fevereiro de 2008 em Venturosa (PE), com 87 anos de idade, sendo um exemplo vivo de serviços prestados à Causa do Nosso Senhor Jesus Cristo como um dos pioneiros e grande evangelizador.
O Pastor Amaro encontra-se em Suzano (SP), cooperando com a Igreja Batista de Jardim Varam.
Biografia baseada nas informações do Pastor Amaro.
Texto: Ebis.